Monday, December 21, 2009

Teimosia

Nunca os Invernos foram tão rigorosos. Não nesta minha vida, que sem ser longa, está longe de ser curta. O frio espreita e entra sem pedir licença exibindo um comportamento abusivo ao ponto de até os meus ossos, que normalmente são calmos e conformados – ao contrário do meu fígado, esse sim um verdadeiro escravo de trabalho que definha à medida que se multiplicam os momentos de alcoólica confraternização com as almas que o destino me incumbiu de atormentar, e que carinhosamente me retribuem numa moeda de igual cunhagem – se queixarem vigorosamente fazendo-me sentir como um qualquer Czar prestes a deixar de o ser… Não sou muito de encarnado. Pois o roxo é cor que também dispenso. Mas o frio é senhor de elevada teimosia, lembrando-me a bem lembrar que por vezes apresento um comportamento semelhante… Sei bem o que é ser teimoso. Só não me posso esquecer até que ponto é que ser teimoso é não concordar com quem nos diz o que fazer, como fazer, quando fazer, quase sempre sem a preocupação de não gastar uma meia dúzia de palavras capazes de responder à questão que se impõe, porquê? A resposta a vital pergunta resolveria muitas das inúmeras teimosias que me rodeiam a mim, a ti, e a eles! Detesto ser teimoso quando me nego a responder a um porquê… Mas de facto, faço-o, não poucas vezes, sem que para tal tenha explicação. Em questão de palavras não gosto de ser forreta. Mas faço-o, e não poucas vezes. Pois penso seriamente em deixar de teimar na teimosia, nem que para perder tal vício tenha que me tornar no mais rigoroso dos teimosos. Daqueles como nunca vi, não nesta vida que sendo curta, já vai longa… O mais importante e digno de ser comentado e de ficar registado, no que toca a estas coisas de ser teimoso, é quando teimamos sem saber porquê, sem saber o que fazer, sem saber quando o fazer, e sem saber como o fazer. Simplesmente teimámos, teimámos, teimámos… Mas é esse tipo de teimosia que por vezes nos oferece momentos inesquecíveis, únicos, irrepetíveis, que nem esse maldito frio com todo o seu rigor consegue estragar… Não ontem, não hoje, e no que depender da minha teimosia, não amanhã!

10 comments:

Claudio Brito said...

Ó migo.... Por acaso ainda não estarás "meio" embriagado???? Já te disse que sem ajuda médica isso não passa... Tudo bem que até tenhas muita força de vontade, mas só com isso não vais lá, precisas do componente quimico..... XD

Eduardo Francisco Pinto da Silva said...

...olha olha, e por falar em teimosia aqui está um magnifico espécimen... Abraço e Bom Natal, Britinho!!!!

Claudio Brito said...

Quem???? Teimoso, eu????? Não estarás a confundir com alguém??? Olha que eu acho que sim.... XD

anita said...

ahah!!! eu ao menos fui muito mais soft do que o claudio na interpretação do post!!!! eheheheh...

...e trabalhar?! hummm!!! hoje ninguém trabalha?!... sinceramente... :P

Eduardo Francisco Pinto da Silva said...

Eu sabia que um post sobre a teimosia iria atrair as mais diversas atenções... hehe...

Bora lá trabalhar para aquecer os pezinhos...

anita said...

loooooool

é verdade, queres ver como se usa o blog dos outros para proveito próprio:

- Ana arranja-me as fotos do wine festival pleaaaaseeee!!! bigada. ;)

pronto já está... :)

Claudio Brito said...

Trabalhar até se trabalha e muito, agora pergunto: E tenho vontade? NÃO!!! É SEGUNDA-FEIRA!!!!!! XD

Unknown said...

Arô Peres,

Melhor do que te ver a dissertar por escrito sobre teimosia... é constatar a sua existência em pleno discurso e ao vivo!!!

Verdadeiramente hilariante, confesso, as discussões de sábado à tarde entre os dois grandes amigos... para melhorar este cenário poderia ainda imaginar o claúdio (meu vizinho) a integrar este roll de entretenimento - (Teimosia- parte II)!!!

E não me venham com tangas... não é uma característica dos gémeos... porque eu não sou assim...

Devo confessar que, melhor do que este discurso acerca da teimosia, só mesmo a tua tese sobre "Responsabilidade e os seus vários significados"!!! loolloll

ps. Não se deverá confundir teimosia com persistência... Duas coisas distintas... (no teu caso, acho que ambas se encaixam na perfeição)


Arô Anita,

Quem tem as fotos é a Bruna e o Ricardo... na Terça/Quarta vou estar com a Bruna e claro que arranjo forma para que as mesmas cheguem ás tuas mãos!!! Quanto às do Ricardo teremos que o chatear pessoalmente!!!

Beijinho


Arô Claúdio,

Gosto em rever-te!! Feliz Natal se não nos virmos antes!!! (também tens direito a um sub-capitulo) loolllooll

Eduardo Francisco Pinto da Silva said...

a persistência para uns e a teimosia para outros e vice-versa... e o texto não tem rigorosamente nada a haver com o meu amigo Vasco nem com ninguém especial...

E venham lá essas fotos!!!

Bjos

Claudio Brito said...

Olá Ana!

Esses 2 passam a vida a "discutir", mas eu gosto de meter mais lenha para a fogueira... :D

Talvez nos encontremos no final da tarde do dia 24 (altura a que chego ao Marco...)

Jokas.