Sunday, June 07, 2009

Jorge de Sena - Sinais de Fogo




" Sinais de fogo, romance publicado postumamente em 1979 e escrito maioritariamente entre 1964 e 1965, constituindo o primeiro volume de um ciclo romancesco intitulado Monte Cativo, planeado mas inconclusivo, retrata as vivências de Jorge, o seu protagonista, desde os seus últimos tempos de liceu, passando pelo início dos seus estudos como estudante universitário, até às férias de Verão que se seguem a esse primeiro ano no ensino superior. É à Figueira da Foz que o jovem se dirige para mais umas semanas de descanso na companhia dos amigos de outras tantas férias.

O que começa por ser uma narrativa simples das vivências de vários jovens, das suas aventuras de adolescência, da sua sexualidade, da relação que mantêm com a família e com o mundo transforma-se em algo mais complexo. Estes jovens não sabem nem sonham que este não é um verão igual a tantos outros, que os acontecimentos os vão obrigar a tomar decisões difíceis e que essas decisões e os acontecimentos a que conduzem vão ficar firmemente cravados nas suas memórias "



É a obra que me deu a conhecer Jorge de Sena, e é uma grande obra. Ficou, desde o dia em que o li, pela impressionante forma como o autor descreve uma época, mas acima de tudo as suas vivências, típicas da sua juventude, e nas quais vamos vendo um pedaço de nós.
Sem pudor, é assim que vai descrevendo aquelas férias, talvez porque só assim pudesse transmitir de forma clara e realista as suas experiências. Sem barreiras para o seu íntimo, para os seus sentimentos, que tantas e tantas vezes me pareceram meus... Um livro altamente recomendável, que jamais esquecerei...



No comments: